A manhã de sábado foi de espiritualidade aos devotos e seguidores do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Santuário Tabor. Isso porque, para a data em que se comemora os 100 anos do movimento, foi reservada uma programação especial.
Por volta das 9h, cerca de 700 pessoas chegavam ao santuário para uma abertura solene, seguida de celebração, grupos de oração e visita à Casa Museu João Pozzobom.
Às 14h, uma transmissão pela TV em telões, exibiu as celebrações do centenário em Schoenstatt, na Alemanha.
Segundo uma das organizadoras do evento, irmã Angela Zam, a cidade recebeu peregrinos de várias cidades do Rio Grande do Sul, além de outros estados como São Paulo, Paraná e Pernambuco:
_ Este jubileu está sendo preparado há nove anos e é uma alegria ver o trabalho dos fiéis e voluntários. Este momento é de mergulho na fé, resgate aos valores morais e espirituais, principalmente às crianças que recebem as vivências de Schoenstatt. Nos sentimos parte de uma família mundial_ conta a irmã da comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt.
A partir das 17h deste sábado haverá a apresentação de um teatro-musical sobre a vida do fundador do movimento, padre José Kentenich, na Basílica da Medianeira. Às 19h, será realizada uma missa também na Basílica e, após, uma procissão a pé até o Santuário Tabor, onde o coral da Apusm e da renovação da Aliança Amor se apresentarão.
A irmã adianta que, se a chuva não cessar, a procissão será cancelada.
Já no domingo, às 11h haverá uma missa no Santuário Tabor Puer et Pater em Itaara. As comemorações alusivas ao centenário do Movimento Apostólico de Schoenstatt ainda seguirão durante a próxima semana. Na segunda-feira, será realizada uma missa na Basílica da Medianeira, presidida por Dom Hélio e, com transmissão ao vivo pela Rede Vida. No dia 11 de novembro, haverá Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Santa Maria, às 19h.
"